Nossa Igreja

A comunidade São Francisco de Assis, no bairro de Água Fria, teve início no ano de 1993, quando a senhora Ilma França decidiu abrir as portas de sua Capela privada, na Graja Sanra Rosa, para aquela comunidade carente meditar, durante o mês mariano daquele ano, o santo terço. A partir daí foram acontecendo novenas de Natal, coroações e celebração da palavra quinzenalmente aos domingos.

Com o crescimento da participação local passou-se a ter uma Missa dominical defronte a capelinha. As primeiras missas foram celebradas por Dom Epaminondas, bispo emérito de Palmeiras dos Índios residente em João Pessoa, depois pelo Pe. Egídio, então administrador da Paróquia Menino Jesus de Praga a qual pertencia a comunidade, e posteriormente, com a criação da Paróquia Jesus Ressucitado em 2001, pelo Pe. José Ribamar.

Em 2003 a comunidade conseguiu, junto a prefeitura municipal, um terreno ao norte da Granja Santa Rosa para a construção de uma futura capela. Contudo, entre os anos de 2004 e 2005 teve de ser construído um salão numa porção do terreno para atender urgentemente as Celebrações Eucarísticas semanais, tendo de adiar a construção do templo.

No dia 29 de dezembro de 2013, domingo dentro da oitava do Natal e festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, com o cresciento da comunidade e tendo em vista a proximidade do encerramento das festividades dos 100 anos da Arquidiocese da Paraíba, ás 19h00, em Concelebração Eucarística Solene, presidida por Dom Aldo Pagotto, arcebispo metropolitano da Paraíba, a comunidade de São Francisco de Assis foi elevada à condição de Paróquia passando a se chamar, sob os títulos e patrocínios, da Imaculada Conceição e São Francisco; desmembrada da Paróquia Jesus Ressuscitado e abrangendo territorialmente toda a área dos bairros Jardim São Paulo e Água Fria; tendo a igreja matriz paroquial funcionando provisoriamente ainda no mesmo salão e passando a contar com todos os deveres e direitos e celebrar toda litúrgica de uma paróquia. Na mesma data foi dada posse ao primeiro administrador paroquial, o Pe. Mário Costa. Em julho de 2015 assume a administração o zeloso Côn. Mons. Ednaldo Araújo dos Santos

Pe. Mário Silva deixa administração paroquial em 12 de julho de 2015, assumindo interinamente a administração o Mons. Ednaldo Araújo. Foi ainda no ano de 2015, no dia 22 de novembro, um Domingo da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, que o Mons. Ednaldo Abençoou a Cruz implantada no local da construção da nova igreja, e no dia seguinte, 23 de novembro, sob a presidência de Sua Excelência Reverendíssima, Dom Aldo Pagotto, então arcebispo metropolitano da Paraíba, foi abençoado o terreno e lançada a pedra fundamental para o inícios das obras do templo. Contudo, as obras não foram iniciadas durante a administração interina do Mons. Ednaldo.,

Em 09 de janeiro de 2016, assume o Pe. Paulo Cordeiro como novo pároco, e em agosto desse mesmo ano se dão início as obras do novo templo. Ainda nesse mesmo ano, em 11 de dezembro, durante a celebração do Sacramento da Crisma na Paróquia, Dom Genival Saraiva, então Administrador Apostólico durante vacância da Sé Arquidiocesana, comunica a correção no nome da Paróquia: passando a se chamar Paróquia São Francisco de Assis.